logo

ALERTA

Rouquidão persistente pode ser sintoma de câncer, diz especialista


Por Tâmara Freire | Agência Brasil

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens freepik)

Ficar com a voz rouca pode ser apenas uma das consequências de uma infecção na garganta, ou do uso excessivo das cordas vocais, mas este também é o primeiro sintoma de um problema muito mais grave: o câncer de laringe.

 

"Esse tipo de câncer é responsável por cerca de 2% dos tumores que afetam a população no Brasil, e, em dois terços dos casos, os tumores estão localizados na região da prega vocal. Esse tipo de câncer pode ser facilmente tratado com cirurgia ou radioterapia, se for descoberto na fase inicial, com chance de índice de cura acima de 90%. Mas há uma estimativa de que 80% dos diagnósticos de câncer de laringe no Brasil são feitos em estágios mais avançados", revela o membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, Daniel Dávila.

 

Alerta

A associação aproveita o Dia Mundial da Voz, nesta quarta-feira (16), para reforçar o alerta de que casos de rouquidão que se prolonguem por mais de duas semanas devem ser examinados por um especialista, assim como outros sintomas que podem parecer inofensivos como pigarro, aquela sensação de bolo na garganta, dor persistente na garganta por mais de duas semanas, nódulos endurecidos e doloridos no pescoço que algumas vezes podem vir associados a uma dor de ouvido são os principais sinais de alarme de alguma doença mais grave", observa Dávila.

 

O médico salienta que a vigilância deve ser ainda maior para quem faz parte de alguns grupos de maior risco.

 

"O principal agente etiológico para o paciente ter lesão pré-maligna na prega vocal é o tabagismo. E se esse tabagismo vier associado com o consumo de álcool existe uma sinergia entre esses fatores que pode aumentar em até 40 vezes as chances de o paciente ter um câncer de laringe", enfatiza.

 

O risco de desenvolver lesões cancerígenas também é maior para trabalhadores que inalam algum pó e componentes químicos. O diagnóstico inicial pode ser feito por um otorrinolaringologista por meio de exame clínico, combinado com videolaringoscopia.

 

Clique aqui para receber as notícias do Popular Online no WhatsApp


FESTIVIDADES DE FIM DE ANO

Réveillon terá dois dias de shows regionais e atração nacional em Mirassol d’Oeste

O município de Mirassol d’Oeste prepara uma grande programação para celebrar a virada do ano com as Festividades de Fim de Ano – Réveillon, marcadas para os dias 30 e 31 de dezembro. O evento contará com apresentações de artistas regionais e show nacional da banda Koyote, reunindo música e entretenimento para a população.De acordo com o cronograma oficial, a...


RECONHECIMENTO

Prefeitura promove almoço de confraternização em homenagem aos servidores de Indiavaí

Evento será realizado nesta terça-feira (30) e reúne servidores de todas as áreas da administração municipal.


DESTAQUE

Bebedouro multiuso em espaço público destaca Figueirópolis d´Oeste nas redes sociais

Equipamento instalado pela prefeitura oferece água gelada, água em temperatura ambiente, espaço para pets e ponto de refrescamento corporal.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.